sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

383ª sessão: dia 17 de Fevereiro (Segunda-Feira), às 21h30


Última sessão de filmes portugueses e galegos com presença de realizador - Festival Convergências
 
Para o mês de fevereiro, o Lucky Star – Cineclube de Braga preparou dois ciclos de cinema com um total de onze filmes, os quais serão exibidos às segundas e terças. O ciclo regular do cineclube, com as habituais sessões às terças-feiras, é dedicado aos filmes de “Mestres Desconhecidos Japoneses”. O segundo ciclo resulta da parceria com o XI Festival Convergências e é reservado ao cinema português e galego. As sessões deste ciclo ocorrerão às segundas-feiras, nas três primeiras semanas do mês, às 21h30, também, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Esta segunda-feira, 17 de fevereiro, serão exibidos dois filmes no âmbito do Festival Convergências: O Documento (1974) de Enrique Baixeras, primeiro filme falado em galego apreendido pela polícia franquista e perdido durante décadas, seguido por Terra de Abril (1977) de Anna Glogowski e Philippe Costantini, contando-se com a presença deste último que apresentará o seu filme.

O Documento (1974) é uma das primeiras tentativas para criar um cinema galego. Rodado em 16mm, é o primeiro filme totalmente falado na língua galega. Sob este pretexto o filme foi confiscado pela polícia e proibido pelo regime ditatorial de Franco, razão pela qual esteve perdido durante décadas. A narrativa de O documento é uma adaptação do conto A lus do candil de Ánxel Fole.
 
Terra de Abril (1977) retrata os preparativos para a comemoração pascoal e a encenação teatral de um Auto da Paixão de Cristo. O filme tem carácter etnográfico e inspirou-se no trabalho do antropólogo Jorge Dias. A cinematografia oscila entre a imagem a cores, correspondente aos festejos, e à imagem a preto e branco para representar o quotidiano dos habitantes de Vilar de Perdizes em tempos de eleições, ainda, no rescaldo do fim da ditadura e marcado pela forte emigração de pessoas desta região.

(Philippe Costantini e Anna Glogowski foram alguns dos realizadores estrangeiros a filmar em Portugal após o 25 de abril. Costantini foi ainda responsável pelo som de MÁSCARAS de Noémia Delgado).
 
As sessões do Lucky Star ocorrem no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, às 21h30, segundas e terças, durante o desenvolvimento destes dois ciclos. A entrada custa um euro para estudantes, dois euros para utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do cineclube têm entrada livre.

Até segunda-feira!

Sem comentários:

Enviar um comentário