segunda-feira, 15 de abril de 2024

339ª sessão: dia 16 de Abril (Terça-Feira), às 21h30


“Torre Bela” de Thomas Harlan no cineclube 

Este mês de Abril, o Lucky Star – Cineclube de Braga associa-se ao Sindicato dos Professores do Norte e a outras entidades para promover um ciclo dedicado aos cinquenta anos do 25 de Abril. As sessões realizam-se às terças-feiras às 21h30 no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. 

O ciclo, intitulado “50 Anos de Liberdade - Onde Estamos Nós no 25 de Abril?”, continua hoje à noite com a exibição do documentário de Thomas Harlan, Torre Bela, estreado em 1977 no Festival de Cannes e que conta com as participações de trabalhadores agrícolas do Ribatejo, Zeca Afonso, Francisco Fanhais, Vitorino ou Camilo Mortágua. A sessão contará com a presença do professor universitário Manuel Carlos Silva. 

O filme debruça-se sobre a herdade de Torre Bela, no Ribatejo, a maior de Portugal com dois mil hectares mas sem qualquer tipo de cultivo, que é ocupada por trabalhadores agrícolas sem trabalho nem terras que formam uma cooperativa durante o PREC para aí produzirem bens de primeira necessidade. Thomas Harlan, que já se tinha envolvido com o movimento de resistência contra Augusto Pinochet no Chile, em 1974, acompanha todo o processo. 

Num texto para o nº 301 da Cahiers du Cinéma, Serge Daney escreveu que o filme de Harlan “é, antes de mais, um documento extraordinário, como por vezes acontece no seio de lutas ou de situações limite, quando a obstinação de “continuar a filmar” prevalece sobre todas as ideias, recebidas ou não, daquele que filma. Os amantes de “real”, os canibais do “instante” (nos quais nos incluímos) ficarão siderados com o filme de Thomas Harlan." 

“Dificilmente teremos visto uma outra colectividade,” continuava Daney, “na sua singularidade, ela própria constituída de singularidades, construir-se e desconstruir-se, envolta num processo político no qual ela é a verdade cega, o ponto de utopia.” 

Em entrevista ao mesmo Serge Daney, Thomas Harlan disse que “na Torre Bela víamos coisas que jamais tínhamos visto, ou sonhado ver. E sem dúvida que os habitantes da Torre Bela poderiam dizer o mesmo: faziam coisas que, sem dúvida, nunca tinham pensado fazer anteriormente. [...] Era preciso que, quer nós quer eles, inventássemos o dia-a-dia.” 

As sessões do mês de Abril ocorrem sempre às terças-feiras, às 21h30, e a entrada custa um euro para estudantes, dois euros para utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do Lucky Star e do Sindicato dos Professores do Norte têm entrada livre.

Até Terça!

Sem comentários:

Enviar um comentário