quarta-feira, 5 de abril de 2023

288ª sessão: dia 11 de Abril (Terça-Feira), às 21h30


“O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” na BLCS 

Estreado em 1969, O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, conhecido internacionalmente e em Portugal como "António das Mortes", é a proposta do Lucky Star - Cineclube de Braga para dia 11 às 21h30, no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. 
 
No rescaldo das premiações em Cannes e em Locarno com Terra em Transe, a sua terceira longa-metragem, Glauber Rocha regressou às paisagens e aos temas de Deus e o Diabo na Terra do Sol fazendo de António das Mortes, que tem uma presença secundária nesse filme, a personagem principal de O Dragão da Maldade
 
Tanto Terra em Transe como O Dragão da Maldade foram produzidos parcial ou totalmente pela produtora fundada em 1965 por Glauber Rocha, Zelito Viana, Walter Lima Junior, Paulo César Seraceni e Raymundo Wanderley Reis, a Mapa Filmes do Brasil, ainda hoje em actividade, embora mais concentrada no restauro de filmes. 
 
A Mapa Filmes do Brasil foi ainda responsável pela produção de obras como O Homem que Comprou o Mundo e Cabra Marcado para Morrer, ambas de Eduardo Coutinho, co-produzindo nos anos 70 com Glauber Rocha, Cabezas Cortadas, uma continuação de Terra em Transe rodada na Catalunha. Há doze anos, a Mapa Filmes produziu o último filme de Paulo César Seraceni, O Gerente, uma das suas últimas produções para cinema. 
 
Em entrevista a Michel Delahaye, Pierre Kast e Jean Narboni, para a revista Cahiers du Cinéma, em 1969, Glauber disse que “eu quis fazer um faroeste bastante objetivo, (…) escolhi quatro ou cinco faroestes que vi e revi para chegar a algumas conclusões. Eu revi Rio Vermelho, El Dorado e Rio Bravo. E disse a mim mesmo: é preciso retomar este espírito, estes gestos feitos em completa intimidade, como nos filmes de Hawks.” 
 
Na mesma entrevista, e continuando a discutir as suas referências para O Dragão da Maldade, confessou que “no momento de filmar, tudo mudava, eu não poderia ficar apenas no nível de meu aprendizado anterior. E esta é uma boa solução: quando se descobre certas referências, é necessário que elas sejam dissolvidas no momento.” 
 
O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro será então a próxima sessão do Lucky Star - Cineclube de Braga. As sessões ocorrem sempre às terças-feiras, às 21h30, e a entrada custa um euro para estudantes e utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do cineclube têm entrada livre.

Até Terça!

Sem comentários:

Enviar um comentário