segunda-feira, 16 de outubro de 2023

314ª sessão: dia 17 de Outubro (Terça-Feira), às 21h30


Documentário de Herzog para ver na BLCS 
 
Durante os meses de Setembro e Outubro, no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, o Lucky Star – Cineclube de Braga exibe doze longas-metragens e uma curta em parceria com os Encontros da Imagem. O ciclo tem como mote o tema dos Encontros deste ano, “Ensaio para o Futuro”, e é inteiramente dedicado à memória de Carlos Fontes. 
 
No início da terceira semana de Outubro, quinta semana do ciclo, exibe-se o filme Eis o Admirável Mundo em Rede, um documentário do cineasta alemão Werner Herzog sobre o nosso mundo em rede. A sessão está marcada para amanhã às 21h30. 
 
Neste documentário de 2016, Herzog visita as instalações da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde se instalaram os primeiros equipamentos e se concretizaram trabalhos pioneiros no desenvolvimento da internet. Conhece uma comunidade que vive sem rede num raio de quatro quilómetros, informando-se finalmente sobre os último avanços na inteligência artificial. 
 
Numa conversa entre si, Jim McNiel e Matthew Panzarino, publicada no site da Join TechCrunch+, Herzog disse que “eu não faço entrevistas. Não sou jornalista. Provavelmente é aí que eu divirjo de outros cineastas, que fizeram aspectos documentais da Internet. O que é que eu posso dizer? Segui apenas a minha curiosidade. Claro que não conseguimos fazer tudo que queríamos fazer. Algumas das pessoas com quem eu gostaria de falar estavam no Japão ou em Londres e nós não podíamos viajar. Não os conseguimos encontrar a tempo, ou coisas desse género. Basicamente passei de uma pessoa e de um aspecto da Internet para o próximo de uma relativamente espontânea. Havia uma urgência de curiosidade em mim.” 
 
Sobre o efeito que espera que o filme tenha, Herzog disse na mesma conversa que “eu acho que temos de abandonar essa espécie de falsa segurança de que agora tudo está resolvido, de que temos imensa assistência dos meios digitais e robots e inteligência artificial. Ao mesmo tempo, esquecemos quão vulnerável tudo isto é, e como estamos a perder a essência do que nos faz humanos.” 
 
Terminando a sua intervenção, despede-se com alguns conselhos para todos, e que também são as actividades que perfazem “a essência do que nos faz humanos”, dizendo que “esse é o meu conselho para os vossos leitores. Cozinhem uma refeição pelo menos três vezes por semana. Toquem um instrumento musical. Leiam livros e viajem a pé.” 
 
As sessões do Lucky Star - Cineclube de Braga ocorrem no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, durante este ciclo às terças e quintas-feiras às 21h30. A entrada custa um euro para estudantes e utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do cineclube têm entrada livre.

Até amanhã!

Sem comentários:

Enviar um comentário