domingo, 26 de maio de 2024

345ª sessão: dia 28 de Maio (Terça-Feira), às 21h30


Cineclube de Braga exibe “Inferno” de Dario Argento 
 
Este mês de Maio, o Lucky Star – Cineclube de Braga promove um ciclo dedicado a cinema de terror realizado na Europa, com obras do cineasta britânico Terence Fisher, o franco-americano Jacques Tourneur, o francês Georges Franju e o italiano Dario Argento. As sessões realizam-se sempre às terças-feiras às 21h30 no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. 
 
O ciclo, intitulado “Europa Terror Expresso - Clássicos do terror europeu”, termina terça-feira à noite com a exibição de Inferno de Dario Argento, segundo tomo de uma trilogia iniciada em 1977 com Suspiria e terminada em 2007 com Mãe das Lágrimas - A Terceira Mãe
 
O filme acompanha a investigação do desaparecimento de uma jovem em Nova Iorque levada a cabo pelo irmão. É parcialmente inspirado pelos escritos de Thomas de Quincey, escritor e crítico literário britânico, mais particularmente por Suspiria de Profundis de 1845. O guião foi escrito pelo realizador e por Daria Nicolodi, que interpreta a condessa Elise De Longvalle Adler no filme. 
 
Descrevendo o estilo do cineasta italiano, o crítico francês Jean-Baptiste Thoret escreveu que “dificilmente redutível a uma categoria, a obra de Argento escapa de facto a qualquer classificação: apesar de possuir uma espantosa coerência (dois planos são suficientes para identificar um dos seus filmes), dá provas de uma heterogeneidade constante.” 
 
“Esteticamente,” continua Thoret no seu livro Dario Argento: Magicien de la peur, publicado em 2008, “os seus filmes inspiram-se tanto nos grandes pintores maneiristas do século XVI como na fotonovela italiana dos anos 60 e os fumetti Neri (Diabolik, Kriminal, Killing).” 
 
“Na sua fantasia de esqueleto,” termina ele, “a Mãe das Lágrimas de Inferno evoca por exemplo Satanik, justiceiro sádico que fez a sua primeira aparição em 1966 (antes de ser levado ao grande ecrã dois anos mais tarde por Piero Vivarelli), mas também a Grande Guilhotina que assombrava as pinturas medievais de Signorelli.” 
 
As sessões do mês de Maio contam com apresentações em vídeo de Cauby Monteiro, Pedro Favaro e Fernando Costa, integrantes da produtora de cinema brasileira Asilo Febril. Para o filme de terça, a apresentação ficará a cargo de Cauby Monteiro. 
 
As sessões do Lucky Star - Cineclube de Braga ocorrem sempre às terças-feiras, às 21h30, e a entrada custa um euro para estudantes, dois euros para utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do cineclube têm entrada livre.

Até Terça!

Sem comentários:

Enviar um comentário