sábado, 9 de novembro de 2024

370ª sessão: dia 12 de Novembro (Terça-Feira), às 21h30


Décima sétima longa-metragem de Karlson para ver na biblioteca 

Em Novembro, o Lucky Star – Cineclube de Braga associa-se ao Cineclube Gardunha para trazer ao auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva um ciclo pensado pelo crítico e programador de cinema norte-americano Andy Rector. Com dois filmes de Phil Karlson e dois de Budd Boetticher, o novo ciclo intitula-se “Rural American Films - Filmes rurais americanos do período clássico”. 
 
“Filmes rurais americanos sob o tema de 'For a Horse’ (“Por um Cavalo”) –– é um canto aparentemente pequeno do cinema mas com grandes implicações,” escreve Andy Rector sobre o ciclo, “representado nesta série por dois modestos realizadores americanos, Phil Karlson (1908-1982) e Budd Boetticher (1916-2001), que fizeram cada um vários filmes que lidavam de forma directa e reverente com as éguas e garanhões, potros e potrancas que inundaram o ecrã desde o nascimento do cinema.” 
 
Thunderhoof, do ano de 1948, é a próxima sessão deste ciclo, marcada para a próxima terça-feira à noite às 21h30. O filme centra-se numa caça a um cavalo selvagem através da fronteira pelo deserto mexicano e no triângulo amoroso que se forma durante a travessia entre o fazendeiro do Texas Scotty Mason, a sua esposa Margarita e o empregado, chamado “The Kid”. 
 
"Três personagens – um cowboy com uma certa idade, a sua jovem mulher e outro cowboy que o primeiro educou como se fosse o seu irmão mais novo – procuram o mítico Thunderhoof, um cavalo selvagem inabordável," conta-nos Jacques Lourcelles no seu Dictionnaire du Cinéma. "Acabam por encontrá-lo bastante rápido, capturam-no e, a partir daí, começam as suas dificuldades... Datando dos começos da carreira de Phil Karlson, esta odisseia minúscula é um western formalmente muito puro, um estudo de movimento em plena natureza, uma fuga para cinco cavalos e três humanos. Não sabemos se a aspereza dos locais, a beleza das paisagens e do animal cativo servem de contraponto aos problemas – um bocado fastidiosos pela sua complexidade – das personagens, ou se é o contrário. De qualquer das formas, parece que aos olhos de Karlson os cavalos são mais importantes, mais sábios e mais simples do que os homens; em todo o caso, aqui eles são mais numerosos, o que mesmo num western não é habitual!"
 
Discorrendo sobre os primeiros filmes de Karlson, o crítico espanhol Jesús Cortés escreveu que “dessas mais de vinte obras, por vezes de localização árdua e sempre com nula ou mesmo má fama, há as que têm grande interesse ou são prometedoras e não faltam as realmente valiosas e a ter em conta atrás das melhores da década seguinte. E depois há Thunderhoof." 
 
As sessões do Lucky Star ocorrem no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva às terças-feiras às 21h30. Durante o mês de Novembro a entrada é livre para todo o público.

Até Terça!

Sem comentários:

Enviar um comentário