segunda-feira, 20 de março de 2023

285ª sessão: dia 21 de Março (Terça-Feira), às 21h30


Filme de Abbas Kiarostami na BLCS 

Trabalhos de Casa, do cineasta iraniano Abbas Kiarostami, é a proposta do Lucky Star – Cineclube de Braga para hoje às 21h30, no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. 

O filme insere-se no ciclo “Sou do Tamanho do que Aprendo – Histórias sobre Educação”, promovido pelo cineclube a desafio do Sindicato de Professores do Norte, que celebra o seu quadragésimo aniversário este ano. E será precisamente nesta sessão que se celebrará a efeméride. 

Abbas Kiarostami nasceu em Junho de 1940 na cidade de Teerã, no Irão, e faleceu em Paris há sete anos. Foi cineasta, argumentista, poeta, fotógrafo e produtor de cinema e deixou-nos grandes obras- primas como O Passageiro (1970), Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1989), Close Up (1990), E a Vida Continua (1994) ou Cópia Certificada (2010). 

Trabalhos de Casa, de 1989, foi financiado pelo departamento de cinema do Kanoon, o Instituto para o Desenvolvimento Intelectual de Crianças e Adolescentes. É um inquérito ao sistema educacional iraniano e consiste quase exclusivamente de entrevistas a pais e alunos da escola primária Shahid Masumi. É centrado maioritariamente nos mais pequenos, que falam sobre o excesso de trabalhos de casa e os castigos que recebem por não os fazerem. 

O filme de 1989 estreia este ano em Portugal graças à Midas Filmes, que distribuiu em sala também este ano o filme Onde Fica a Casa do Meu Amigo?. É portanto uma oportunidade única para conhecer um grande cineasta, que começou a ser acolhido pelo ocidente precisamente a partir deste segundo filme, aquando da sua projecção no Festival de Locarno. 

O maior elogio que se fez a este iraniano foi o do cineasta francês Jean-Luc Godard, que disse que “o cinema começa com Griffith e acaba com Kiarostami.” No festival de Cannes de 1997, o júri presidido por Isabelle Adjani premiou Kiarostami e o seu filme O Sabor da Cereja com a Palma de Ouro, o prémio máximo do certame, ex-aequo com A Enguia de Shôhei Imamura. 

As sessões de cinema do Lucky Star ocorrem sempre às terças-feiras, a partir das 21h30. A entrada custa 1 euro para estudantes e utilizadores da Biblioteca e 3 euros para o público em geral. Os sócios do cineclube têm entrada livre.

Até Terça-Feira!

Sem comentários:

Enviar um comentário