quinta-feira, 20 de abril de 2023

290ª sessão: dia 25 de Abril (Terça-Feira), às 21h30


Para ver na biblioteca: “A Idade da Terra” 
 
A última longa-metragem de Glauber Rocha, A Idade da Terra, vai ser exibida pelo Lucky Star - Cineclube de Braga dia 25 de Abril às 21h30 no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, encerrando assim o ciclo “Glauber Rocha - O Eterno Revolucionário”. 
 
A Idade da Terra é inspirado num poema de Castro Alves e é um retrato da situação política e cultural do Brasil no final dos anos 70. É protagonizado por vários colaboradores regulares do cineasta brasileiro, contando ainda com a participação do próprio Glauber e da filha, Paloma. 
 
O filme concorreu ao Leão de Ouro do Festival de Veneza, em 1980, mas o júri presidido pela argumentista e actriz italiana Suso Cecchi d’Amico preferiu dar o prémio a Atlantic City de Louis Malle, ex-aequo com Gloria de John Cassavetes, escolhendo assim, e não sem grande polémica, a via proposta pelas grandes produtoras e pelas grandes distribuidoras. 
 
No obituário que escreveu dedicado a Glauber Rocha, o importante crítico francês Serge Daney aborda A Idade da Terra, dizendo que “nesse filme em que já não enganava ninguém, em que estava sozinho com o seu delírio, Glauber fazia voltar à nossa memória um sonho esquecido, esse de outro cinema, outra coisa que não o “made in USA”.” 
 
“Porque isto existiu, em várias épocas,” continuava Daney, “essa ideia de que os cineastas de todos os continentes podiam arranjar as imagens de forma diferente, propor ao cinema outra coisa que não o seu triste devir-televisão ou o seu sinistro devir-museu. Um cinema de montagem, físico e discordante, um cinema-ópera para variar da opereta americana. Isto existiu outrora.” 
 
No dia 25 de Abril será então possível, depois de Deus e o Diabo na Terra do Sol, O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro e Terra em Transe, conferir qual foi a alternativa que Glauber Rocha, esse “eterno revolucionário”, nos concedeu à tal “opereta” que todos conhecemos e continuamos a consumir desde o nascimento da sétima arte. 
 
A Idade da Terra acabou por ser o último filme realizado por Rocha, que vivia em Sintra e estava a preparar um filme chamado “Império de Napoleão”, em colaboração com o crítico e documentarista português Manuel Carvalheiro. Faleceu aos 42 anos a 22 de Agosto de 1981 na Clínica Bambina, no Rio de Janeiro, depois de ser transferido dum hospital lisboeta. 
 
As sessões do Lucky Star - Cineclube de Braga ocorrem sempre às terças-feiras, às 21h30, e a entrada custa um euro para estudantes e utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os associados do cineclube têm entrada livre.

Até Terça!

Sem comentários:

Enviar um comentário