quarta-feira, 26 de abril de 2023

291ª sessão: dia 2 de Maio (Terça-Feira), às 21h30


“Aguirre” abre ciclo Herzog na biblioteca 
 
O ciclo “Werner Herzog - Verdade, poesia e êxtase”, promovido pelo Lucky Star - Cineclube de Braga em parceria com o Goethe-Institut, inicia-se Terça-Feira dia 2 de Maio às 21h30 na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva com a exibição de Aguirre, a cólera de Deus
 
A quinta longa-metragem de Werner Herzog centra-se na personagem de Lope de Aguirre, conquistador espanhol que, depois de se separar do destacamento de Gonzalo Pizarro, se rebelou contra a coroa espanhola e desceu o Rio Amazonas com a filha e um pequeno grupo de soldados, nobres e escravos em busca de El Dorado. 
 
No livro de entrevistas a Paul Cronin, A Guide for the Perplexed, Herzog discute as paisagens do seu filme dizendo que “as selvas e os desertos situam-se nos pontos extremos das paisagens que este planeta tem para oferecer, e ambos têm uma enorme força visual. Também se vingam ambos de idiotas como eu que os desafiam querendo fazer filmes lá.” 
 
“Como bávaro, tenho uma afinidade pela fertilidade da selva,” continua ele, “pelos sonhos febris e pela exuberância física do local. Para mim, as selvas sempre representaram uma forma intensificada da realidade, embora na verdade não sejam desafios particularmente difíceis. Uma selva é só mais uma floresta; a ideia de serem sítios perigosos é mito das agências de viagens.” 
 
Werner Herzog nasceu na cidade de Munique a 5 de Setembro de 1942. Filho de Elisabeth Stipetić e Dietrich Herzog, cresceu durante a 2ª Guerra Mundial e, depois da casa onde moravam ser bombardeada pelas forças aliadas, mudou-se com a mãe para a aldeia remota de Sachrang, nos Alpes de Chiemgau, onde viveu sem água corrente e telefone. 
 
Associado ao movimento do Novo Cinema Alemão, junto a cineastas também muito importantes como Rainer Werner Fassbinder, Werner Schroeter, Hans-Jürgen Syberberg, realizou a primeira curta-metragem aos dezanove anos e lançou a primeira longa, Sinais de Vida, em 1968, vencendo o Grande Prémio do Júri do décimo oitavo Festival Internacional de Cinema de Berlim. 
 
Vai ser possível apreciar parte da obra deste grande cineasta durante o mês de Maio. Das próximas sessões do mês, farão parte Fitzcarraldo, A Canção de Bruno S., Fuga de Laos e Lições da Escuridão e O Grande Êxtase do Entalhador Steiner
 
As sessões do Lucky Star - Cineclube de Braga ocorrem sempre às terças-feiras, às 21h30, e a entrada custa um euro para estudantes e utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os associados do cineclube têm entrada livre.

Até Terça-Feira!

Sem comentários:

Enviar um comentário