por António Cruz Mendes
O Lucky Star – Cineclube de Braga realiza todas as 3ªs feiras as suas sessões ordinárias. Mas, para além delas, temos realizado, e tencionamos continuar a fazê-lo, muitas sessões extraordinárias em cooperação com diversas entidades. Com as Escolas Secundárias de Braga e Vila Verde (e também com a Escola Básica de Prado), com a Faculdade de Direito da Universidade do Minho, com a Biblioteca Lúcio Craveiro, com imigrados brasileiros radicados na nossa cidade...
Por iniciativa do Carlos Fontes, iniciámos há anos uma colaboração com os Encontros da Imagem. Duplicamos, no período das suas exposições de fotografia, as nossas sessões no Auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro e projectamos filmes com uma temática afim da que preside os Encontros. “Ensaio para o Futuro” é o tema dos Encontros da Imagem deste ano e, de acordo com ele, seleccionámos um conjunto de filmes que vamos projectar a partir do dia 21 de Setembro.
Mas, antes disso, a nossa rentrée fica assinalada por esta sessão no Solar das Bouças. Apreciar um bom vinho é um prazer que não necessita de justificação. Com Sideways, temos a oportunidade de acompanhar um conhecedor numa digressão por uma famosa região vinícola da Califórnia. Mas, provar bons vinhos pode ser também um pretexto para outras coisas. Miles e Jack, os protagonistas de Sideways (que podemos traduzir por “lateralmente”, “nas margens”), durante a sua viagem, tentam acertar contas com a vida, decidir por um caminho diante das encruzilhadas a que ela os conduziu. Embora nos proporcione deliciosos diálogos sobre as qualidades dos vinhos da região de Santa Barbara, Sideways não é um filme sobre vinhos, mas sobre homens, mulheres e relações humanas. Nós conciliámos a possibilidade de conhecer o Solar das Bouças e o vinho aqui produzido, numa visita guiada orientada pelo António Ressurreição, proprietário desta belíssima quinta, com a exibição desta comédia tingida por uma terna melancolia, realizada por Alexander Payne.
Sem comentários:
Enviar um comentário