“Mad Max: Estrada da Fúria” e “Sweet Survival” no Lucky Star
Durante os meses de Setembro e Outubro, no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, o Lucky Star – Cineclube de Braga exibe doze longas-metragens e uma curta em parceria com os Encontros da Imagem. O ciclo tem como mote o tema dos Encontros deste ano, “Ensaio para o Futuro”, e é inteiramente dedicado à memória de Carlos Fontes.
Mad Max: Estrada da Fúria, de George Miller, é o filme de amanhã, antecedido pela curta-metragem Sweet Survival de Katharina Gerlich. A sessão contará com a presença da actriz bracarense Marta Carvalho, intérprete e produtora associada de Sweet Survival, que nos falará sobre as suas experiências na gravação desta curta-metragem.
Estrada da Fúria é o quarto volume da saga “Mad Max”, iniciada em 1979 com Mad Max: As Motos da Morte e continuada nos anos 80 com Mad Max: O Guerreiro da Estrada e Mad Max 3: Além da Cúpula do Trovão. Primeiro filme da saga sem Mel Gibson, Estrada da Fúria conta com interpretações de Tom Hardy, Charlize Theron e Hugh Keays-Byrne.
O filme teve uma produção bastante complicada. Idealizado e preparado desde o final dos anos 90, entrou em pré-produção em 2000 ainda com Mel Gibson como Max, mas teve de ser adiado por causa dos ataques do 11 de Setembro. Em 2009, houve um novo arranque de produção já sem Mel Gibson, mas que teve de ser interrompido devido a chuvas fortes que fizeram brotar flores selvagens no deserto australiano.
Quando a rodagem começou finalmente na Namíbia, Tom Hardy, que ficou com o papel de Max, sentiu-se sempre frustrado por ter poucos diálogos e não conseguir ver o produto final na sua cabeça a partir da grande confusão a que assistia. Numa conferência de imprensa em Cannes, Hardy interpelou o seu realizador e disse que “tenho de te pedir desculpa por ter ficado frustrado. E não havia forma de o George me conseguir explicar o que tinha concebido na areia quando lá estávamos.”
“E por causa das diligências devidas que eram necessárias,” continuou ele, “para tornar tudo seguro e para tornar tudo aquilo que era incrivelmente complexo tão simples—que foi o que eu vi—que é uma rajada contínua de complexidades simplificada numa estória relativamente linear... Eu sabia que ele era brilhante, mas não soube a que ponto até ver o filme.”
A curta-metragem Sweet Survival de Katharina Gerlich, é ambientada numa tarde fria num futuro distópico e em que um homem esfomeado tenta roubar um grupo de mulheres que vive num recinto abandonado. Gravada na Áustria, foi um projecto iniciado por actrizes insatisfeitas com os papéis que lhes eram oferecidos e que resolveram criar os seus próprios papéis.
As sessões do Lucky Star - Cineclube de Braga ocorrem no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, durante este ciclo às terças e quintas-feiras às 21h30. A entrada custa um euro para estudantes e utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do cineclube têm entrada livre.
Até Quinta-Feira!
Sem comentários:
Enviar um comentário