quarta-feira, 11 de março de 2020

167ª sessão: dia 12 de Março (Quinta-Feira), às 21h30


Para a sessão de encerramento do nosso ciclo Manuel Mozos, ameaçada mas não dizimada pela névoa cinzenta  e triste do Coronavírus, teremos o realizador em pessoa para nos falar sobre Xavier, exibido desta feita na versão que saiu nos cinemas em 2002, e para responder a todas as perguntas que possam ter surgido nos últimos meses com a visualização das muitas curtas, documentários e ficções que constituem a sua obra.

No catálogo editado pelo Festival de Cinema Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira, o realizador conta ao crítico Miguel Gomes que "a rodagem do filme tinha sido adiada porque se chegou à conclusão que o dinheiro vindo do IPC não chegava para se fazer aquilo que eu desejava. Entretanto, houve uma remodelação no IPC e vários subsídios foram reavaliados, entre os quais o do Xavier. E nessa altura o João Pedro Bénard conseguiu uma co-produção com França. Já estávamos em plena rodagem quando nos apercebemos que, afinal, o produtor francês estava falido. O orçamento tornou-se impossível. O João Pedro tenta esticar o orçamento, tenta renegociar com o IPC e com as pessoas da equipa, há uma primeira paragem mas só no último dia de rodagem um actor não aparece e grande parte da equipa decide não existirem condições para se terminar a rodagem. Entretanto tinha cortado cenas do argumento. Tentámos reformular, cortar cenas e dias de rodagem... Mas nesse último dia, não deu mais. De manhã íamos filmar planos da cena da corrida de atletismo no Estádio Nacional e, à tarde, a última cena do filme, na prisão."

"(...) mas eu compreendo a atitude das pessoas... Nesse dia até estávamos esperançados que o produtor nos desse boas notícias, que chegasse dizendo que tinha arranjado dinheiro. Já havia semanas de atraso nos pagamentos, que tinha conseguido renegociar com a equipa. Nesse dia, quando chega, paga de facto, mas menos do que tinha combinado. As pessoas exaltaram-se e resolveram não trabalhar mais até ao momento em que tudo estivesse resolvido. Com alguns deles, ainda fomos fazer uns planos sem actores, depois fui para casa mas estava convencido que a coisa se iria resolver mais tarde ou mais cedo. E passou uma semana, depois outra, depois outra... Aquilo foi-se arrastando sem que o João Pedro Bénard chegasse a uma solução. Entretanto, o Luís Alvarães que estava em montagem do filme dele, também é prejudicado pelo episódio e obrigado a interromper o trabalho. Os filmes estavam a ser produzidos pela mesma pessoa e havia dinheiros que passavam de um para outro. O Alvarães e o João Pedro julgaram melhor gerir o pouco dinheiro que havia para tentar acabar os dois filmes, e eu achava que o melhor era terminar o filme do Alvarães como estava previsto. Enfim, acabou por não se terminar nenhum... (risos). Mais tarde, o Alvarães conseguiu acabar o dele, embora de modo inglório, passando directamente para cópia vídeo."

Sobre a personagem interpretada por Pedro Hestnes, diz que "(...) o Xavier não tem grandes referências afectivas e sente-se abandonado - embora isto seja de novo pouco racionalizado da minha parte -, e então procura uma ordem própria. Essa ordem é muito fechada e autista. Acho que o Xavier poderia vir a acabar como o Nogueira. O Xavier assume um peso muito maior do que todos os outros à sua volta. Embora os outros possam ter tantos problemas como ele. Acha-o um bocado idiota, ao tornar tudo tão pesado. Na construção da personagem, equacionamos a seguinte ideia: alguém que sente uma culpa que não é sua, embora ele pense que é. Há pessoas próximas de mim, e eu próprio, que por vezes tornam as coisas mais complicadas por terem uma consciência deturpada daquilo que são. Um amigo meu alemão, mais novo que eu, disse-me que sentia uma grande culpa pelo facto do povo alemão ter sido nazi. Teve que ir a Israel... (risos). O que achava piada na escolha do Pedro Hestnes era o seu lado hirto e a dificuldade de relacionamento. O Xavier é assim, não se descontrola muito, nem para a alegria nem para a tristeza, isso só acontece quando algo é irreversível como com a morte da mãe. Aí ele sentirá a impotência de não a ter podido salvar, de não ter feito mais por ela independentemente de o ter deixado no asilo... O Xavier não culpa a mãe pelo facto de o ter abandonado no asilo, culpa-se a si próprio. Agrada-me a ideia de alguém que julga a importância do mundo concentrada em si próprio."

Finalmente, e sobre as várias actividades praticadas por Xavier, diz que "(...) acho que para as pessoas mais novas a vida está complicada. Não que isso seja o principal no filme... No entanto, para mim ou para os meus amigos naquela altura, a realidade é que não sabíamos a que nos agarrar. O futuro era nebuloso. "No future". A maioria avança para qualquer lado, havia uma grande indecisão. Depois trabalhávamos em coisas como tirar fotocópias, descarregar caixas de bagaço, ser paquete de escritórios de advogados. Ou tirar cursos de inglês e de computadores. Mas estávamos motivados para escrever poesia ou fazer música..."

Até amanhã!

Sem comentários:

Enviar um comentário