“Para Sempre Mulher” esta semana no cineclube
No mês de Novembro, o Lucky Star – Cineclube de Braga exibe quatro filmes, iniciando o mês com um lançamento e uma carta branca ao escritor covilhanense Manuel da Silva Ramos e promovendo um pequeno ciclo de três filmes dedicado à cineasta japonesa Kinuyo Tanaka.
Amanhã exibe-se Para Sempre Mulher, terceira longa-metragem de Kinuyo Tanaka. Este seu filme centra-se na personagem de Fumiko, interpretada por Yumeji Tsukioka, mãe de dois filhos que se separa do marido toxicodependente depois de um incidente grave e se muda para casa da mãe. Aí, dedica-se à poesia com os incentivos de um tutor que conhece num círculo de poesia.
O guião de Para Sempre Mulher, cujo título japonês se traduz literalmente por “Os Peitos Eternos”, foi escrito por Sumie Tanaka, romancista e argumentista japonesa nascida a 11 de Abril de 1908 e que faleceu no ano 2000, conhecida sobretudo pelos guiões que escreveu para Mikio Naruse e Kinuyo Tanaka, com quem voltou a trabalhar nos anos 60 no guião de Mulheres da Noite.
“Tanaka Kinuyō (1910-1977) foi uma actriz famosa,” escreveu o crítico espanhol Miguel Marías em 2006, “favorita de Mizoguchi e muito presente nas filmografias de Ozu e Naruse... e de quase todos os cineastas japoneses que fizeram cinema entre 1924 e 1976, uma vez que participou em 214 filmes. É muito menos sabido que entre 1953 e 1962 dirigiu seis filmes. Já consegui ver cinco deles até 1990, e desde então que quatro se contam entre os que mais me emocionam e admiram de tudo o que vi.”
“Talvez o melhor seja Chibusa yo eien mare (1955),” continua ele, “que ao que parece quer dizer “Peitos eternos”; para mim é a obra cinematográfica máxima dirigida por uma mulher, e nenhuma feita por um homem me parece superior. Mas podia dizer o mesmo das duas primeiras que realizou, Carta de Amor (1953) e A Lua Ascendeu (1954/5), que nalguns dias se alternam em passar a ser a minha preferida... e quase o mesmo das três últimas. Ou seja, uma carreira de realizadora breve, mas extraordinária e além disso variada.”
Toda a obra de Kinuyo Tanaka está agora disponível em Portugal graças aos esforços da The Stone and the Plot e é portanto uma oportunidade única para a conhecer.
As sessões do Lucky Star - Cineclube de Braga ocorrem no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva às terças-feiras às 21h30. A entrada custa um euro para estudantes e utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do cineclube têm entrada livre.
Até Terça-feira!
Sem comentários:
Enviar um comentário