terça-feira, 7 de novembro de 2023

319ª sessão: dia 07 de Novembro (Terça-Feira), às 21h30


Escritor Manuel da Silva Ramos em Braga com novo livro 

No mês de Novembro, o Lucky Star – Cineclube de Braga vai exibir quatro filmes, iniciando o mês com um lançamento e uma carta branca ao escritor covilhanense Manuel da Silva Ramos e promovendo um pequeno ciclo de três filmes dedicado à cineasta japonesa Kinuyo Tanaka. 

Assim, no dia 7 de Novembro, terça-feira, apresentar-se-á o livro A Mulher do periquito e outras estórias, de Manuel da Silva Ramos, na livraria 100ª Página às 18h30, com as presenças do autor e de António Ferreira, promotor dos programas “Livros com Rum” e “Leitura em Dia”, difundidos semanalmente pela RUM - Rádio Universitária do Minho. 

Ainda no dia 7 às 21h30, no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Silva Ramos apresentará o filme escolhido por si para esta ocasião, O Fantasma da Liberdade de Luis Buñuel, conversando depois com o público sobre o filme e o mítico realizador espanhol. Esta obra é a penúltima longa-metragem de Buñuel, contando com interpretações de Michel Piccoli e Monica Vitti. 

“O acaso controla tudo,” escreveu Buñuel na sua auto-biografia, O Meu Último Suspiro, publicada entre nós pela editora Fenda em 2006. “A necessidade, que está longe de ter a mesma pureza, só aparece mais tarde. Se tenho uma fraqueza por algum dos meus filmes, é por O Fantasma da Liberdade, porque tenta precisamente trabalhar este tema.” 

“Fantasiei muitas vezes com o meu argumento ideal,” continua o realizador, “que começaria num momento perfeitamente banal—um pedinte a atravessar a rua, por exemplo. Ele vê uma mão a surgir da porta aberta de um carro luxuoso e a atirar um charuto Havana meio fumado para a rua. O pedinte pára de repente para apanhar o charuto, há outro carro que o atinge, e ele morre imediatamente.” 

“A partir deste acidente único,” propõe por fim Buñuel, “surge uma série infindável de perguntas: O que é que o pedinte estava a fazer na rua àquela hora? Porque é que o homem a fumar o charuto o deitou fora nesse preciso momento? As respostas a perguntas como estas provocam outras perguntas, assim como tantas vezes nos encontramos perante encruzilhadas complicadas que levam a outras encruzilhadas, até labirintos cada vez mais fantásticos.” 

As sessões do Lucky Star - Cineclube de Braga ocorrem no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva às terças-feiras às 21h30. A entrada custa um euro para estudantes e utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do cineclube têm entrada livre.

Até logo!

Sem comentários:

Enviar um comentário