segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

324ª sessão: dia 12 de Dezembro (Terça-Feira), às 21h30


Barbara Stanwyck e Fred MacMurray amanhã à noite na BLCS 

Com o Natal mesmo à porta, o Lucky Star – Cineclube de Braga exibe dois filmes dedicados a esta quadra, como tem sido hábito desde a sua fundação no final do ano de 2015. 

Lembra-te Daquela Noite, realizado por Mitchell Leisen e protagonizado por Barbara Stanwyck e Fred MacMurray, é filme que se poderá ver amanhã à noite às 21h30 no auditório da BLCS. 

Baseada num guião original de Preston Sturges, esta longa-metragem descreve os infortúnios de Lee Leander, a personagem de Stanwyck, que é detida por roubar uma pulseira numa joalharia de Nova Iorque e começa a ser julgada pouco antes do Natal. 

Mitchell Leisen (1898-1972) começou como cenógrafo e figurinista em Hollywood e trabalhou com Cecil B. DeMille ou Allan Dwan, mas talvez seja mais conhecido pelas suas realizações dos anos 30, e particularmente A Morte em Férias, que foi refeito em 1998 por Martin Brest. 

No seu livro dedicado ao realizador, e abordando a questão da autoria deste filme, David Chierichetti escreve que “embora Leisen tenha alterado consideravelmente as intenções de Sturges na sua direcção de Lembra-te Daquela Noite, quase todos os diálogos no filme permanecem o trabalho de Sturges. Leisen seleccionou o que queria do guião, mas não re-escreveu nada pessoalmente.” 

“Houve pouca necessidade de revisão durante a produção,” continua ele, “e uma vez que Sturges estava no estúdio da Paramount, Leisen mandava-o sempre chamar quando era necessário escrever umas falas para colmatar lacunas graves ou acrescentar uma piada. Embora os dois homens não fossem grandes amigos pessoalmente, cada um respeitava o talento do outro. Apesar de todo o desbaste de Leisen, Sturges parece ter ficado satisfeito com Lembra-te Daquela Noite. De todos os filmes que escreveu mas não realizou para a Paramount, Easy Living e Lembra-te Daquela Noite são os únicos de que Sturges gostou o suficiente para comprar cópias em 16mm.” 

“Em última análise, Lembra-te Daquela Noite é uma obra belíssima,” conclui, “e a maior parte do crédito pertence a Leisen. Se o mesmo guião tivesse sido filmado por outro realizador ou mesmo pelo próprio Sturges, podia ser igualmente bom, mas seria certamente diferente.” 

As sessões do Lucky Star - Cineclube de Braga ocorrem no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva às terças-feiras às 21h30. A entrada custa um euro para estudantes e utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do cineclube têm entrada livre.

Até Terça-Feira!

Sem comentários:

Enviar um comentário