domingo, 4 de fevereiro de 2024

329ª sessão: dia 06 de Fevereiro (Terça-Feira), às 21h30


Kinuyo Tanaka, “A Mulher de Quem se Fala”. 
 
Em Fevereiro, o Lucky Star – Cineclube de Braga dedica as suas terças-feiras à cineasta japonesa Kinuyo Tanaka, de quem já exibiu três filmes em Novembro do ano passado. As sessões realizam-se às 21h30 no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. 
 
Kinuyo Tanaka foi uma actriz e realizadora nascida em 1909, na cidade de Shimonoseki, e falecida em 1977. Como intérprete, foi mesmo uma das mais famosas actrizes do Japão e apareceu em mais de 200 filmes, trabalhando com cineastas tão importantes como Yasujiro Ozu, Hiroshi Shimizu, Kenji Mizoguchi, Mikio Naruse e Akira Kurosawa. 
 
O ciclo dedicado à cineasta, intitulado “Voltar a Tanaka - A Mulher de Quem se Fala”, começa hoje às 21h30 com a exibição de A Mulher de Quem se Fala, filme de Kenji Mizoguchi em que Tanaka é a protagonista, no papel de uma viúva que se quer aproximar da filha. 
 
O filme foi lançado em 1954, ano em que Mizoguchi realizou também os muitíssimo famosos e celebrados O Intendente Sansho e Os Amantes Crucificados, que não é pouco comum verem-se em listas dos melhores filmes de sempre. Faria mais três até 1956, morrendo em Agosto desse ano com cerca de cem filmes em seu nome e cinquenta e seis anos. 
 
“Só há duas actrizes no Japão,” disse Mizoguchi a Tsuneo Hazumi nos anos cinquenta, “Kinuyo Tanaka e Isuzy Yamada. Embora o público as critique de um ponto de vista relativamente artístico, pode-se dizer que estão na fase absoluta em que impõem as suas personalidades por si sós e são capazes de actuar seguindo as suas próprias naturezas. Passa-se o mesmo com os actores de teatro quando chegam a determinado ponto.” 
 
“Uma vez trabalhei com Shotaro Hanayagi,” continuava o cineasta. “Reparei que, para actores tão experientes como ele, actuar é viver completamente com a personagem. Isto é muito diferente do método de um actor de cinema banal que só sabe actuar no pequeno espaço marcado pela câmara. Do mesmo ponto de vista, tenho uma grande admiração por Louis Jouvet, o famoso actor francês.” 
 
“Quando eu dirigia Tanaka ou Yamada” concluía ele, “percebi que era inútil apresentar explicações minuciosas sobre os papéis delas. Tudo o que podia fazer era submeter-me ao seu estilo de representação e encontrar o ritmo exacto das suas acções.” 
 
As sessões do cineclube ocorrem sempre às terças-feiras, às 21h30, e a entrada custa um euro para estudantes, dois euros para utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do Lucky Star têm entrada livre.

Até Terça!

Sem comentários:

Enviar um comentário