segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

330ª sessão: dia 13 de Fevereiro (Terça-Feira), às 21h30


“A Princesa Errante” para ver no cineclube 

Em Fevereiro, o Lucky Star – Cineclube de Braga dedica as suas terças-feiras à cineasta japonesa Kinuyo Tanaka, de quem já exibiu três filmes em Novembro do ano passado. As sessões realizam-se às 21h30 no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. 

Kinuyo Tanaka foi uma actriz e realizadora nascida em 1909, na cidade de Shimonoseki, e falecida em 1977. Como intérprete, foi mesmo uma das mais famosas actrizes do Japão e apareceu em mais de 200 filmes, trabalhando com cineastas tão importantes como Yasujiro Ozu, Hiroshi Shimizu, Kenji Mizoguchi, Mikio Naruse e Akira Kurosawa. 

O ciclo dedicado à cineasta, intitulado “Voltar a Tanaka - A Mulher de Quem se Fala”, continua esta terça-feira às 21h30 com a exibição de A Princesa Errante, com Machiko Kyô no papel principal, a quarta longa-metragem realizada por Kinuyo Tanaka, em 1960, primeira a cores e em scope. 

Este filme de Kinuyo Tanaka passa-se em 1937, durante a ocupação japonesa da Manchúria. Escolhida através de uma fotografia, Ryuko (interpretada por Machiko Kyô), uma jovem japonesa, é convidada a ir para a Manchúria para se casar com o irmão do Imperador, tendo que se habituar a uma nova vida como princesa. Mas quando os soviéticos invadem, Ryuko foge com a filha e com a própria Imperatriz. 

“Poucas carreiras na interpretação se podem igualar à de Tanaka Kinuyo,” escreveu Mario Vitale em 2015. “Na excelente pedreira do cinema japonês, muito poucas como ela - na parte da sua enorme filmografia que sobreviveu, e dentro desta, a parte que ultrapassou as fronteiras japonesas com as imprescindíveis legendas - conquistaram a câmara transmitindo autenticidade e emoção, modernidade e classicismo, oferecendo ao ecrã uma poderosa combinação de fragilidade sobre-humana que para mim só permite comparação com Lillian Gish.” 

“A sua imensa popularidade e o seu prestígio como actriz deixou demasiadas pessoas cegas e surdas,” continua Vitale. “Felizmente vão caindo quase todos os véus para que possamos ir descobrindo o seu talento descomunal como realizadora de cinema.” 

Graças à distribuidora lisboeta The Stone and the Plot, toda a obra de Kinuyo Tanaka como realizadora está agora disponível em Portugal. Para a semana, dia 20 de Fevereiro, o cineclube exibe o seu quinto filme, Mulheres da Noite

As sessões do cineclube ocorrem sempre às terças-feiras, às 21h30, e a entrada custa um euro para estudantes, dois euros para utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do Lucky Star têm entrada livre.

Até Terça-Feira!

Sem comentários:

Enviar um comentário