domingo, 7 de julho de 2024

351ª sessão: dia 9 de Julho (Terça-Feira), às 21h30


“Fata Morgana” é a aposta do cineclube para esta semana 

Durante o mês de Julho, o Lucky Star – Cineclube de Braga vai exibir seis filmes do cineasta alemão Werner Herzog, em parceria com o Goethe-Institut. Estas sessões de cinema realizam-se às 21h30 no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. 

O ciclo continua terça-feira à noite com a exibição de Fata Morgana, longa-metragem rodada em África no deserto do Sáara e que combina influências aparentemente tão díspares como o Popul Vuh, mito da criação Maia, ou Wolfgang Amadeus Mozart, Blind Faith e Leonard Cohen. 

O filme rodado ainda nos anos sessenta mas distribuído apenas em 1971, depois de uma ante-estreia em Cannes em 1970, é narrado por Lotte H. Eisner, Wolfgang Büchler e Manfred Eigendorf. Adopta o seu título de um tipo de miragem complexa que se vê muito nas regiões polares mas também em oceanos, lagos e desertos de qualquer parte do mundo em dias muito quentes. 

“Eu nunca procuro estórias para contar,” disse Herzog a Paul Cronin no livro de entrevistas A Guide for the Perplexed, publicado em 2014, “em vez disso elas assolam-me, e eu sabia que havia alguma coisa que precisava de filmar em África. Para mim, essas paisagens primordiais e arquetípicas do deserto, repletas de destroços, parecem totalmente irreais, como se fossem de outro planeta; fascinavam-me desde a minha primeira visita ao continente.” 

“Mas Fata Morgana tornou-se rapidamente num suplício extremamente difícil,” continuava o alemão, “algo que contagiou o sentimento geral de Os anões também crescem de baixo, que foi feito quase imediatamente a seguir. Embora eu tenha sido cuidadoso em África, as coisas lá correram-me sempre mal.” 

“Eu não sou um daqueles tipos nostálgicos de Hemingway e do Kilimanjaro que persegue animais pelo mato com uma arma de grande calibre enquanto é ventilado pelos nativos,” terminava ele. “A África é um local que sempre me deixou nervoso, um sentimento do qual provavelmente nunca me serei capaz de livrar devido às minhas experiências lá enquanto jovem. Aquilo por que passei na rodagem de Fata Morgana não foi diferente em nada.” 

As sessões do cineclube ocorrem sempre às terças-feiras, às 21h30, e a entrada custa um euro para estudantes, dois euros para utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do Lucky Star - Cineclube de Braga têm entrada livre.

Até Terça!

Sem comentários:

Enviar um comentário