Curta de Nuno Dias e longa de Lumet, para ver na BLCS
Durante o mês de Junho, o Lucky Star – Cineclube de Braga promove um ciclo dedicado a realizadores que exercem a sua actividade no Minho e às suas escolhas. Os convidados para esta ocasião serão David Ferreira, da cidade de Guimarães, e Nuno Dias, João Campos e Inara Chayamiti de Braga. As sessões realizam-se sempre às terças-feiras às 21h30 no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
O ciclo, intitulado “A cada um, o seu cinema: 4 curtas, 4 realizadores e 4 escolhas”, continua terça-feira à noite com a exibição de Rapariga com um Espelho de Nuno Dias. Realizada há três anos em contexto curricular, a curta-metragem é sobre uma modelo, Victoria, que contrata um artista, Eduardo, para lhe pintar um retrato. Para a acompanhar, Nuno Dias escolheu a primeira longa-metragem para cinema de Sidney Lumet, Doze Homens em Fúria.
O ano passado, esta curta de Nuno Dias foi premiada no CineMapúa International Student Short Film Festival com o Cardinal Audience Choice Award, recebendo ainda o Prémio <30, destinado a realizadores com menos de 30 anos, no Festival de Cinema Avanca de 2022.
Doze Homens em Fúria, de 1957, contada como a primeira longa-metragem de Sidney Lumet pela história oficial do cinema, que nunca tem em conta a vasta obra que o americano realizou para a televisão, descreve a deliberação de doze jurados num caso de homicídio e as tensões que se criam entre eles durante o processo. É baseada num argumento de Reginald Rose, escrito originalmente para a série “Studio One”. O programa foi realizado por Franklin J. Schaffner e interpretado ao vivo em 20 de Setembro de 1954, na CBS.
Com Henry Fonda no papel principal, o filme conta ainda com as interpretações de Martin Balsam, John Fiedler, Lee J. Cobb, E.G. Marshall, Jack Klugman, Edward Binns, Jack Warden, Joseph Sweeney, Ed Begley, George Voskovec e Robert Webber nos papéis dos restantes jurados. Foi nomeado para os prémios de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Adaptado na trigésima edição dos Óscares da Academia.
As sessões do mês de Junho contarão com as presenças de David Ferreira, Nuno Dias, João Campos e Inara Chayamiti, que falarão com o público sobre o seu trabalho e as suas escolhas.
As sessões do cineclube ocorrem sempre às terças-feiras, às 21h30, e a entrada custa um euro para estudantes, dois euros para utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do Lucky Star - Cineclube de Braga têm entrada livre.
Até Terça!
Sem comentários:
Enviar um comentário