quinta-feira, 4 de maio de 2023

292ª sessão: dia 9 de Maio (Terça-Feira), às 21h30


“Fitzcarraldo” terça-feira às 21h30 na biblioteca 

O ciclo “Werner Herzog - Verdade, poesia e êxtase”, promovido pelo Lucky Star - Cineclube de Braga em parceria com o Goethe-Institut de Portugal, continua na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva com a exibição de Fitzcarraldo, a quarta colaboração de Herzog com Klaus Kinski. 

Ambientado na região de Iquitos no Peru, no início do século XX, Fitzcarraldo, estreado em 1982 na antiga República Federal da Alemanha (a Portugal, chegou em 1983), é sobre Brian Fitzgerald (interpretado por Kinski), barão da borracha apaixonado por ópera e pelo tenor italiano Enrico Caruso, e sobre o seu sonho em construir uma grande ópera no meio da selva da Amazónia. 

A rodagem muito acidentada de “Fitzcarraldo” foi alvo de alguns documentários, como Burden of Dreams, de Les Blank, também de 1982, cujas imagens foram utilizadas pelo próprio Werner Herzog nos seus documentários Werner Herzog - Filmemacher e Mein liebster Feind - Klaus Kinski, este último sobre a relação do realizador com o actor Klaus Kinski. 

Werner Herzog também escreveu sobre os largos meses que passou em Iquitos antes e durante a rodagem do filme no seu livro Eroberung des Nutzlosen, publicado em 2004 na Alemanha. A editora Tinta da China editou o livro em Portugal em Setembro de 2017, com tradução de Manuela Ribeiro Sanches, sob o título de A Conquista do Inútil

“Se virem Fitzcarraldo e tiverem a coragem de prosseguir com os vossos próprios projectos”, disse o realizador alemão a Paul Cronin no livro A Guide for the Perplexed, “então o filme alcançou alguma coisa. Se uma pessoa sair depois de ver um dos meus filmes e já não se sentir tão sozinha, eu alcancei tudo aquilo que me propus a alcançar.” 

“Quando se lê um grande poema”, continuava ele, “sabe-se instantaneamente que há nele uma verdade profunda. Às vezes há momentos de grande introspecção parecidos no cinema, quando se sabe que fomos iluminados. Talvez eu tenha alcançado por vezes esses patamares com os meus próprios filmes.” 

As próximas sessões deste mês serão A Canção de Bruno S., de 1977, no dia 16, Fuga de Laos, de 1997, no dia 23, e Lições da Escuridão, de 1992, e O Grande Êxtase do Entalhador Steiner, de 1974, a sessão-dupla que encerra o ciclo no dia 30 de Maio. 

As sessões do Lucky Star ocorrem sempre às terças-feiras, às 21h30, e a entrada custa um euro para estudantes e utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os associados do cineclube têm entrada livre.

Até Terça!

Sem comentários:

Enviar um comentário