sexta-feira, 12 de maio de 2023

293ª sessão: dia 16 de Maio (Terça-Feira), às 21h30


“A Canção de Bruno S.” na BLCS 
 
O próximo filme do ciclo “Werner Herzog - Verdade, poesia e êxtase”, promovido pelo Lucky Star - Cineclube de Braga em parceria com o Goethe-Institut de Portugal, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, é A Canção de Bruno S., a segunda colaboração de Herzog com Bruno Schleinstein.  

Bruno Schleinstein nasceu a 2 de Junho de 1932, passando grande parte da adolescência e da juventude entre hospícios, casas de correcção e prisões. Werner Herzog soube da sua existência através dum documentário de 1970, Bruno der Schwarze – Es blies ein Jäger wohl in sein Horn, de Lutz Eisholz, em que Schleinstein é um dos retratados.  

Em 1974, o cineasta alemão desafiou Bruno S. a ser o protagonista daquela que seria a sua sexta longa-metragem, O Enigma de Kaspar Hauser, sobre o misterioso Hauser, um jovem que cresceu em cativeiro e se apresentou à civilização aos dezasseis anos sem saber dizer uma palavra. Intriga o mundo há dois séculos e inspirou o poema de Paul Verlaine, Gaspard Hauser chante
 
Versando sobre as parecenças entre Schleinstein e Hauser, que passaram por isolamentos e maus-tratos semelhantes por parte da sociedade, João Bénard da Costa, na sua folha da Cinemateca sobre esta obra, escreveu que “o tema do filme, se é o da implacável perseguição que se abate sobre Kaspar Hauser, é sobretudo o da implacável perseguição que se abate sobre Bruno S.” 
 
Para A Canção de Bruno S., Herzog, que quis compensar o amigo Schleinstein da desfeita de o ter preterido a Klaus Kinski para protagonista de Woyzeck, inspirou-se na experiência de vida do seu actor nos hospícios e nas casas de correcção e levou-o depois para os Estados Unidos com Eva Mattes e Clemens Scheitz em busca do sonho americano. 
 
Bruno S. faleceu a 11 de Agosto de 2010. Era músico auto-didacta e tocava piano, acordeão, metalofone e sinetas, fazendo concertos em pátios interiores com baladas ao estilo do século XVII e XIX enquanto ganhava a vida como empilhador. Era membro do movimento NO!art, dedicado a combater a sociedade de consumo. 
 
Ao longo do mês, será possível ver ainda neste ciclo Fuga de Laos, no dia 23, e Lições da Escuridão e O Grande Êxtase do Entalhador Steiner, sessão-dupla que encerra a programação mensal no dia 30 de Maio. 
 
As sessões do Lucky Star - Cineclube de Braga ocorrem sempre às terças-feiras, às 21h30, e a entrada custa um euro para estudantes e utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os associados do cineclube têm entrada livre.

Até Terça-Feira!

Sem comentários:

Enviar um comentário