quinta-feira, 25 de maio de 2023

295ª sessão: dia 30 de Maio (Terça-Feira), às 21h30


Duas médias-metragens de Werner Herzog para ver na biblioteca 
 
Lições da Escuridão (1992) e O Grande Êxtase do Entalhador Steiner (1974), de Werner Herzog, são as apostas do Lucky Star - Cineclube de Braga para a noite de terça-feira no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. A sessão encerrará o ciclo “Werner Herzog - Verdade, poesia e êxtase”, promovido pelo cineclube em parceria com o Goethe-Institut de Portugal. 
 
Sobre o primeiro filme, rodado no Kuwait no início dos anos noventa, o cineasta alemão disse a Paul Cronin que “o mundo andava a ser saturado noite e dia com imagens dos poços de petróleo em chamas no Kuwait, mas através dos filtros das notícias na televisão. Lembro-me de assistir àquelas transmissões e de saber que estava a testemunhar um acontecimento momentoso que tinha de ser registado, mas de forma singular, para a memória da humanidade.” 
 
“As estações e os canais por cabo tinham filmado aquilo de forma totalmente errada”, continuou ele, “aquele estilo de reportagem de tablóide, com os seus trechos de oito segundos, habituou rapidamente o público aos horrores, e toda a gente se tinha esquecido demasiado cedo daqueles campos espectaculares dum óleo ardente sereno e escuro como breu que cobria a paisagem. Eu estava à procura de imagens doutro tipo, algo de muito diferente, algo de mais duradouro. Queria ver aqueles planos a rolar em takes longos e quase intermináveis. Só assim é que as imagens podiam revelar o seu verdadeiro poder.” 
 
O Grande Êxtase do Entalhador Steiner foi rodado nos anos setenta e marcou a estreia de Werner Herzog como repórter e narrador num dos seus filmes. É sobre Walter Steiner, saltador de esqui alemão muito celebrado durante essa década mas cujo ofício era a carpintaria, e sobre a sua busca pelo recorde do mundo no salto de esqui em recintos da Alemanha e da antiga Jugoslávia. 
 
Considerado pelo cineasta alemão como um dos seus filmes mais importantes, há um grande sentido de afinidade com Steiner por parte de Herzog, que disse a Paul Cronin que “sempre me senti próximo dos saltadores de esqui. Eu cresci em cima de esquis e, como todas as crianças em Sachrang, sonhava em tornar-me um grande saltador de esqui e em campeão nacional.” 
 
As sessões do Lucky Star - Cineclube de Braga ocorrem sempre no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva às terças-feiras, às 21h30, e a entrada custa um euro para estudantes e utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os associados do cineclube têm entrada livre.

Até Terça-Feira!

Sem comentários:

Enviar um comentário