domingo, 12 de abril de 2020

40 dias 40 filmes – Cinema em Tempos de Cólera: “E.T. - O Extra-Terrestre” de Steven Spielberg


Título original: E.T. the Extra-Terrestrial; De: Steven Spielberg; Com: Dee-Wallace Stone, Drew Barrymore, Henry Thomas; Género: Ficção Científica; Classificação: M/6; Outros dados: EUA, 1982, Cores, 115 min. 

Sinopse: Vinte anos depois da estreia regressa ao grande ecrã a obra-prima de Steven Spielberg. Inesquecível foi a história da amizade entre o extraterrestre, deixado por engano na Terra, e o pequeno Elliot, que esconde e protege ET dos adultos. A edição comemorativa do filme contém imagens inéditas, novo tratamento de som e outras alterações de carácter político, eticamente exigidas depois dos ataques terroristas de 11 de Setembro 2001. Exemplo disso foi a eliminação das espingardas dos polícias que perseguem o pequeno extraterrestre e a substituição da palavra "terrorista" usada pela mãe de Elliot. Um filme a redescobrir pelos mais velhos e a descobrir com deslumbramento pelos mais novos. (Fonte: Publico.pt)

Link (1. Clicar em "Link"; 2. Clicar onde diz "fazer download" e o filme começa a descarregar. No fim clicar em salvar; 3. Para verem os filmes usem o VLC, ou então o RVMB Player. Encontram facilmente no google. Também podem usar o Windows Media Player, mas vão ter de actualizar codecs.)

O Jornal do Fundão, os Encontros Cinematográficos, o Lucky Star – Cineclube de Braga, o My Two Thousand Movies e a Comuna associaram-se nestes tempos surreais e conturbados convidando quarenta personalidades, entre cineastas, críticos, escritores, artistas ou cinéfilos para escolherem um filme inserido no ciclo "40 dias, 40 filmes - Cinema em Tempos de Cólera”, partilhado em segurança nos ecrãs dos computadores de vossa casa através do blog My Two Thousand Movies. O décimo segundo convidado é Ana Petrucci, que escolheu E.T. - O Extra-Terrestre de Steven Spielberg. 

Ana Petrucci escreve-nos que «E.T. é uma escolha óbvia nestes dias: é um regresso à infância, à cassete VHS do meu primo André, à aventura daquela outra criança que veio de longe e passa pelo inimaginável - perder-se dos pais e ser perseguida pelos homens, vistos com molhos de chaves e correntes na cintura. 

A curiosidade e a amizade de Elliot resgatam E.T. e, a princípio, só as crianças podem vê-lo através da sua imaginação mágica e inocente, à semelhança das fadas de Peter Pan – a história que a mãe lê a Gertie antes de ir para a cama. 

Quando, mesmo no início, E.T. olha para L.A., de Mulholland Drive, contempla a humanidade, sem nos dissecar como rãs. E.T. ensina-nos que há ligações tão fortes que sobreviverão à distância. 

Este é um outro Halloween, felizmente com E.T. podemos fazer uma ligação directa para casa! 

P.S.: "E.T." também é a melhor volta de “bina” do Cinema!» 

Amanhã, a escolha de Sérgio Alpendre.

Sem comentários:

Enviar um comentário