sábado, 18 de abril de 2020

40 dias 40 filmes – Cinema em Tempos de Cólera: “Dias do Paraíso” de Terrence Malick


Título original: Days of Heaven; De: Terrence Malick; Com: Brooke Adams, Richard Gere, Sam Shepard; Género: Drama; Classificação: M/12; Outros dados: EUA, 1978, Cores, 95 min. 

Sinopse: Bill (Richard Gere) e Abby (Brooke Adams) são um jovem casal, mas fingem ser irmão e irmã. Os dois estão a trabalhar em Chicago de início do século XX e a fome e a miséria que se vive na cidade fá-los desejar viajar para Sul. Juntamente com Linda (Linda Manz, irmã de Bill e que faz também de narradora) acabam por arranjar trabalho num racho em Panhandle, Texas. Quando a época de colheita acaba, o jovem e rico rancheiro (interpretado por Sam Shepard) convida-os a ficar. Mas o convite está longe de ser uma mera amabilidade. É que o rancheiro está apaixonado por Abby e, quando o jovem casal descobre que o proprietário sofre de uma doença terminal e apenas deverá ter mais um ano de vida, a jovem mulher acaba por aceitar a proposta de casamento dele. Quando a morte anunciada tarda a chegar, a impaciência e a tensão tomam conta das personagens. O realizador Terrence Malick consegue, em "Dias do Paraíso", transformar um trágico triângulo amoroso num filme impressionante que conquistou o Óscar de melhor fotografia. (Fonte: Publico.pt)

Link (1. Clicar em "Link"; 2. Clicar onde diz "fazer download" e o filme começa a descarregar. No fim clicar em salvar; 3. Para verem os filmes usem o VLC, ou então o RVMB Player. Encontram facilmente no google. Também podem usar o Windows Media Player, mas vão ter de actualizar codecs.)

O Jornal do Fundão, os Encontros Cinematográficos, o Lucky Star – Cineclube de Braga, o My Two Thousand Movies e a Comuna associaram-se nestes tempos surreais e conturbados convidando quarenta personalidades, entre cineastas, críticos, escritores, artistas ou cinéfilos para escolherem um filme inserido no ciclo “40 dias, 40 filmes - Cinema em Tempos de Cólera”, partilhado em segurança nos ecrãs dos computadores de vossa casa através do blog My Two Thousand Movies. O décimo oitavo convidado é a cantora e realizadora Marta Ramos, que escolheu Days of Heaven de Terrence Malick. 

Num artigo de Rustin Thompson para a revista Movie Maker sobre o director de fotografia deste filme, lê-se o seguinte: «"O meu trabalho era simplificar a fotografia, purificá-la de todos os efeitos artificiais do passado recente," disse Almendros. Com esse fim em mente, ele e Malick estudaram os filmes mudos de Griffith e Chaplin, utilizaram mesmo luz das lareiras para iluminar rostos, recriaram a solidão árida de Andrew Wyeth e o calor convidativo interior de Edward Hopper, conseguiram os seus efeitos especiais todos na câmara. Para o plano assombroso na sequência dos gafanhotos em que os insectos sobem para o céu, eles largaram cascas de amendoim de helicópteros e fizeram os actores andar para trás enquanto rolavam a película em sentido contrário na câmara. Quando era projectado movia-se tudo para a frente menos os gafanhotos! 

Almendros fala das suas batalhas com a equipa sindicalizada, de como andava pelos plateaus a desligar as luzes, de como forçava a sensibilidade do negativo, de como ia contra a sabedoria convencional ao filmar os actores de baixo contra um céu branco e queimado. Deviam ser uma visão e tanto, ele e Malick, às passadas pelo trigo, criando estas imagens de ira e de beleza, forçando todos os limites conhecidos. "A luz mais bela da natureza," escreveu Almendros, "acontece em momentos extremos, nos próprios momentos em que a filmagem parece impossível." Dias do Paraíso foi um filme feito nesses minutos preciosos entre o pôr-do-sol e o cair da noite.» 

Amanhã, a escolha de Paulo Fernandes.

Sem comentários:

Enviar um comentário