terça-feira, 14 de abril de 2020

40 dias 40 filmes – Cinema em Tempos de Cólera: “Un petit monastère en Toscane” de Otar Iosseliani + "Un giorno in Barbagia" de Vittorio De Seta


Título original: Un petit monastère en Toscane;  De: Otar Iosseliani;  Com: Alberto, Martine Romano, Vérine Catherine, Elena, Agaliano, Gisia, Otar Mehrichvilli, as famílias Biondi-Santi e Biqui Ruspol, e o coro dos Cardelini e dos alunos de Montalcino; Género: Documentário;  Classificação: M/12;  Outros dados: França, 1988, Cores, 54 min. 

Sinopse: Uma pequena comunidade retirada, composta de cinco monges, ocupados com as suas orações, as suas vinhas, ou os seus passeios nos campos toscanos. 

Link (1. Clicar em "Link"; 2. Clicar onde diz "fazer download" e o filme começa a descarregar. No fim clicar em salvar; 3. Para verem os filmes usem o VLC, ou então o RVMB Player. Encontram facilmente no google. Também podem usar o Windows Media Player, mas vão ter de actualizar codecs.)

+

Título original: Un Giorno in Barbagia;  De: Vittorio De Seta;  Género: Documentário;  Classificação: M/12;  Outros dados: Itália, 1958, Cores, 9 min. 

Sinopse: Uma das preciosas curtas-metragens documentais realizadas por Vittorio de Seta na década de 1950, aqui na Sardenha. No seu registo realista e poético, Seta filma o mundo do trabalho e dos gestos quotidianos de pastores, pescadores e operários, bem como a sua ligação à paisagem. (Fonte: Cinemateca Portuguesa)

Link (1. Clicar em "Link"; 2. Clicar onde diz "fazer download" e o filme começa a descarregar. No fim clicar em salvar; 3. Para verem os filmes usem o VLC, ou então o RVMB Player. Encontram facilmente no google. Também podem usar o Windows Media Player, mas vão ter de actualizar codecs.)

O Jornal do Fundão, os Encontros Cinematográficos, o Lucky Star – Cineclube de Braga, o My Two Thousand Movies e a Comuna associaram-se nestes tempos surreais e conturbados convidando quarenta personalidades, entre cineastas, críticos, escritores, artistas ou cinéfilos para escolherem um filme inserido no ciclo “40 dias, 40 filmes - Cinema em Tempos de Cólera”, partilhado em segurança nos ecrãs dos computadores de vossa casa através do blog My Two Thousand Movies. O décimo quarto convidado é o realizador e crítico de cinema Patrick Holzapfel, que escolheu Un Giorno in Barbagia de Vittorio de Seta e Un petit monastère en Toscane de Otar Iosseliani.

Para justificar a sua escolha, escreveu-nos que são “dois belos filmes sobre a vida e a coexistência, a música e o trabalho. Iosseliani e De Seta apenas ouvem e observam, porque o que as pessoas fazem dispensa explicações. Um mostra o mundo dos homens, o outro o das mulheres. Imaginar estes filmes no ambiente de trabalho dos dias de hoje ou num mundo em que consideramos a internet como a nossa salvadora durante uma pandemia é quase impossível. Lembra-nos o quanto nos afastámos do sagrado, bem como do mundo. Neste aspecto, ambos são filmes tristes mas plenos de vida e, portanto, de esperança.”

Amanhã, a escolha de H.M.S. Pereira.

Sem comentários:

Enviar um comentário